Cultura Pop: O que são tropes e como identificá-los



Hoje eu assisti um vídeo super bacana do Pop Culture Detective (vou colocar o link no final) sobre um trope chamado Born Sexy Yesterday. O vídeo me inspirou a fazer um post hoje sobre os tais tropes na cultura pop e quem sabe outros mais pra frente.

Mas afinal, o que é um trope? Na cultura pop, pode-se dizer que tropes são "vícios" de desenvolvimento de roteiro, ou técnica de filmagem, frequentemente (mas nem sempre) baseado em conceitos e normas sociais. O que todos os tropes têm em comum é que, são facilmente aceitos pelo espectador/ouvinte/leitor, exatamente por já serem tão bem conhecidos. O conceito inicial pode parecer difícil de entender, mas ao longo do post isso vai ficando mais claro. Segura aqui na minha mão e vamos aprender a reconhecer os tropes e o machismo dentro deles.

Garota Afirmativa de Ação: Quando uma série tem inicialmente uma personagem feminina (é um trope, falaremos dele mais tarde) e introduzem uma nova para reafirmar o gênero. Com frequência é alguma minoria racial.

A Liga da Justiça Inicialmente Contava Apenas com a Mulher Maravilha. Mais Tarde a Mulher Falcão Foi Introduzida no Grupo
A Garota (The Chick): A mulher é sempre utilizada como o lado suave do grupo. Ela anda com um monte de caras que fazem toda a ação, enquanto ela está lá para dar o toque feminino no filme e inspirá-los de alguma forma.

Nada melhor que uma princesa. Lembro dela passar o episódio VI inteiro de biquíni

Olhar Masculino (Male Gaze): Angulos de câmera ou desenvolvimento de estória que tem por objetivo agradar ao público masculino. Até aí tudo bem. O problema é que isso geralmente acompanha cenas onde as mulheres são objetificadas ou sofrem algum tipo de violência para que o grande herói fique motivado a agir.

Male Gaze- Observe o ângulo e o foco da câmera
Olhar Feminino (Female Gaze): Ao contrário do que se pode pensar, female gaze pode ou não ser machista. Infelizmente a maioria dos roteiristas são homens. Sendo assim, com frequência o female gaze está associado a algum romance (com frequência esse é problemático) ou um fan service de leve (Thor sem camisa). A problemática do olhar feminino cai no fato de que, não é sobre o que a mulher quer ver, mas sim sobre o que a sociedade acha que a mulher deve/quer assistir. Por isso com frequência caímos em romances abusivos achando que são românticos (Twilight), Felizes para Sempre (Princesas em geral), dentre outros esteriótipos absurdos. Vale lembrar que a mulher é sempre (ou quase sempre) representada como um agente passivo no relacionamento e que o tal fan service que mencionei, não necessariamente tem por objetivo agradar o público feminino (até por que é sempre cis-heteronormativo).

Caso você curta um blonde

Jason Momoa *suspiros* - Acho que agradar a mulherada não foi o objetivo mas olha isso...

Garota Robô (Robot Girl): Ela é bonitra, sexy, feminina e com frequência está lá para servir ao homem ou para fazer com que ele se sinta especial.

Robot Girl - Chii em Chobits
O Princípio Smurfette (The Smurfette Principle): Um dos mais fáceis de ser observado. É aquele onde em uma série, filme, livro, etc temos uma única mulher, mesmo que bad ass, no meio de vários homens. Passa a mensagem negativa do esteriótipo do gênero, onde, quem participa das aventuras, são fortes e destemidos, são em sua maioria os homens. Além disso, com frequência, o mundo dessa personagem feminina (A smurfette) gira em torno dos homens.

Eu ouvi filme feminista? Sei sei...

Nasceu Sexy Ontem (Born Sexy Yesterday): Esse trope se refere a mulheres que são infantilizadas de alguma forma. Com isso o personagem principal (geralmente um homem) pode guiá-la nesse mundão novo e ser o primeiro em tudo. Geralmente elas são extremamente inocentes e infantilizadas em sua personalidade, mas tem sempre alguma característica que faz com que ela se destaque de alguma forma, mas nunca o suficiente a ponto de se libertar da "necessidade" que é ter aquele cara por perto, nem que seja temporariamente. É muito importante que ele seja o primeiro da vida dela. Em tudo. Exemplo?

O que eles fizeram depois no quarto fica para a imaginação...

Lembra de Tron?

A maioria dos filmes e séries caem em pelo menos 1 ou mais desses tropes. Exemplos, exemplos?

The Chick, Born Sexy Yesterday, Male Gaze, Smurfette Principle


Smurfette Principle, Male Gaze, The Chick
Robot Girl, Born Sexy Yesterday, Male Gaze
Já fui chamada de feminazi por reclamar de tropes. Ora amigues, se a gente não reclamasse de todas essas merdas que a sociedade machista nos impõe, ainda seríamos proibidas de votar e de nos divorciar. Tropes frequentemente reproduzem esteriótipos machistas, reforçando e por consequência relativizando a cultura machista na qual vivemos continuamente.

Precisamos jogar por terra esse conceito de que animes, games, HQs, filmes de super herói, ação etc são coisas para "meninos" e fazê-los entender que nós gostamos e queremos nosso espaço também. Então, chega pra lá que estamos entrando! E se achar ruim, fica a dica:


Referências Legais:

Pop Culture Detective
Feminist Frequency
TV Tropes

Comentários