(Re)leitura Essencial: Duna - Frank Herbert


Sandworm: Animal temido e respeitado em Duna. - Arte: Ollycb

Duna (1965) é um clássico da ficção científica, escrito por Frank Herbert. Leitura mais do que obrigatória para xs fãs do genêro e um livro a frente do seu tempo. Vamos a uma breve sinopse sem spoilers:

Ambientado em um futuro distante,  numa sociedade feudal interstellar, onde as casas nobres, possuem controle de planetas inteiros individualmente e devem lealdade ao Império Padishah, Duna conta a história do jovem Paul Atreides, nascido em uma família nobre (composta pelo Duke Leto Atreides e sua companheira da ordem das Bene Gesserit Lady Jéssica) que têm a oportunidade de administrar o planeta deserto Arrakis. Como este planeta é a única fonte da pimenta (Spice), a mais importante e valiosa substância no universo, o controle de Arrakis é uma oportunidade cobiçada e ao mesmo tempo perigosa, como o Duke Atraides e sua família logo vêm a descobrir.


Com uma narrativa despretensiosa e envolvente a estória aborda interações políticas, religiosas, ecológicas, tecnológicas e emoções humanas, enquanto as forças imperiais confrontam umas as outras em um guerra pelo controle de Arrakis e sua pimenta.

O livro quebra diversos paradigmas, por exemplo ao criar mulheres influentes e com papéis essenciais para o desenvolvimento da trama, como a já mencionada Lady Jéssica e Chani a companheira de Paul. Além disso, para o autor política e religião se discutem sim! O livro aborda extensivamente assuntos complexos como alianças políticas, fanatismo religioso e ética por trás disso tudo.

Outra coisa importantíssima é que não cai em tropes machistas como a síndrome da smurfette ou a violência contra a mulher como desculpa para desenvolvimento do plot. A impressão que fica é a de que, mesmo sem querer, Frank Herbert escreveu, nos anos 60, um romance até bastante feminista e questionador, que virou referência para a literatura fantástica mundial, bem como cinema, quadrinhos, jogos, animações e arte.
Créditos: Joshua Sterling

Extras: Algumas referências:

Em Final Fantasy VII, temos uma área no mapa cheia de areia com uma minhoca gigante, que fica rastejando aleatoriamente em uma área arenosa, onde você só consegue atravessar com um chocobo. A minhoca gigante é uma referência a Duna.

Em Star Wars Ep. IV, o planeta onde Luke vive, Tatooine, é uma descrição perfeita de Arrakis, o planeta deserto onde Duna é ambientado, chegando a ser basicamente uma cópia (Aliás, Star Wars é um mix de Kurosawa com Duna).

Vários outros jogos apresentam criaturas baseadas no animal ícone de Duna, Sand Worms, ou em uma tradução livre, minhocas da areia. The Witcher e Guild Wars II são bons exemplos.

Fica a dica.


Comentários