Segredos Revelados: Cozinha Básica - A Batata Frita Crocante e Sequinha da Chef Ratinha (Eu)

Me dê batatas e eu faço mágica. Se tem duas coisas que a Ratinha aqui entende são frituras e batatas. É de se esperar que minhas batatinhas fritas fiquem perfeitas, mas devo confessar que só consegui de fato atingir a perfeição depois de muito estudo de caso. 

Para a receita de hoje, você vai precisar de batata, água e óleo. Vou até colocar aqui o passo a passo por tópicos de tão simples que é:
  1. Cozinhe as batatas na pressão (sem descascar mesmo). 
  2. Uma vez que pegar pressão, deixe as batatas cozinharem por 7-9 minutos (considerando 3 batatas médias).
  3. Retire as batatas e pique-as em quadradinhos.
  4. Frite as bichinhas com casca e tudo em seu óleo favorito (eu uso girassol).
  5. Tire quando ficarem coradinhas e com a casquinha crocante.
  6. Tempere com sal e orégano.
"Mas Ratinha Camila, parece algo tãooo comum!" me questiona o pequeno gafanhoto.
Sim, Pequeno Gafanhoto, mas leve em consideração os seguintes pontos importantes, pois parece óbvio mas não é:
  •  A batata não pode rachar enquanto estiver cozinhando! Se entrar água demais dentro da batata ela vai ficar ensopada de água e gordura. Por consequência, tanto a batata, quanto você vão ficar encharcados de gordura (a gordura pipoca pra todo lado se estiver muito molhada), sem contar que a batata vai virar um purê.
  • Esquente a gordura lentamente.
  • A batata fica mais sequinha se você colocar pequenas quantidades por vez. Quanto mais quente a gordura, mais seca a batata fica, mas se você colocar grandes quantidades de batata por vez, ela rouba o calor da gordura, deixando tudo empapado.
  • Faça quadrados pequenos! Eles ficam mais secos e fritam mais rápido.
  • Quem fala que adora comer casquinha de frango nunca comeu casquinha de batata frita.
 E lá vai a fotinha por que post de comida tem que ter foto:

Chomp Chomp!


Comentários